População tem até o dia 31 de outubro para fazer reformas nas sepulturas e jazigos dos cemitérios de Passo Fundo, no norte do Estado. O prazo é estipulado para facilitar a circulação durante o feriado de Finados, no dia 2 de novembro.
Familiares ou responsáveis que queiram fazer pequenas manutenções, como pinturas, podem realizá-las até a véspera do feriado. As regras valem para os oito cemitérios municipais: Vera Cruz, Petrópolis, Ribeiros, Jardim da Colina, Santo Antônio, São João, São Miguel e Roselândia.
Reparos que cabem à prefeitura, como corte de grama e limpeza, estão sendo feitos. Segundo o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre Mello, uma equipe será direcionada para redobrar a retirada de resíduos dos cemitérios.
— É importante salientar que, embora o poder público faça limpeza, roçada e recolhimento dos resíduos no entrono das carneiras, é de responsabilidade dos familiares a manutenção dos túmulos. Por isso, pedimos a colaboração na manutenção do espaço onde seu familiar está sepultado, mantendo a organização e limpeza dos cemitérios — ressalta Mello.
No dia de Finados, os cemitérios municipais estarão abertos para a visitação das 7h às 19h. Uma equipe fará a limpeza dos resíduos gerados neste dia, com caminhão contêiner. Também haverá orientação e sinalização de trânsito nos maiores cemitérios, com auxílio da Brigada Militar.
Regras de manutenção dos cemitérios
- Construção, reforma e manutenção nos jazigos e sepulturas: permitido até as 17h de 31 de outubro
- Pintura e pequenas intervenções nas sepulturas: permitidas até o dia 1º de novembro
- No feriado de Finados (2/11): será permitida apenas a limpeza com pano, para não interferir no funcionamento e visitação dos cemitérios.
Horários de visitação:
- No feriado de Finados (2/11): das 7h às 19h
- Nos demais dias: das 8h às 18h