A arena do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF Parque) recebeu estudantes de mais de 30 municípios da região para apresentarem os seus projetos inovadores durante a Olímpiada Jovem Empreendedor. O evento que iniciou na manhã de segunda (21) e terminou na tarde de terça-feira (22), reuniu integrantes do Programa Jovem Empreendedor, do Instituto Manager.
Neste ano, a fase regional contou com 71 projetos de diferentes áreas como turismo, moda e agronegócio. Destes, mais de 30, ou seja, apenas um por cidade, permanece na competição e disputa a etapa estadual, no dia 13 de novembro, no Centro de Eventos da UPF. O vencedor da etapa estadual ganha uma viagem com tudo pago para conhecer a sede do Google em São Paulo.
Tudo começa na etapa municipal, onde os alunos criam soluções para problemas de diferentes áreas profissionais. A seleção dos três melhores projetos que seguem para a etapa regional é feita por empresários da cidade, como explica o CEO do Instituto Manager, Anderson Detogni.
— O primeiro passo é, através de um teste de aptidão, ajudar o alunos a entender o que eles gostam. A partir disso, realizamos um intercâmbio técnico, onde os aluno conhece o trabalho ou a profissão na prática, até para ele entender se realmente é o que pensava. No terceiro passo, o aluno tem que identificar um problema na área que ele gosta e criar uma solução através de uma startup — pontua.
Facilidades no dia a dia
Entre os 17 projetos apresentados na tarde desta terça-feira (22) está o Natura Agro, da aluna do programa Ashley Lima, de 13 anos. Natural de Tapejara, Ashley explica que o intuito do projeto é ajudar produtores rurais a evitar o desperdício de hortaliças, frutas, verduras e produtos coloniais por meio da criação de um aplicativo.
— A ideia é criar esse aplicativo para que os produtores coloquem os seus produtos para venda por lá, onde os consumidores vão poder escolher entre as opções. O objetivo é não desperdiçar. Eu nunca tinha participado de um projeto assim antes. Isso tem me ajudado a pensar melhor e inovar a minha vida — afirma a jovem.
A quarta e última banca avaliadora contou com a participação da Dra. Aline Dos Santos Peixoto, representante do Instituto Manager, Marcus Konzen, representante da Inspira Investimentos, empresa associada ao UPF Parque, e Mariana Guisso, representante do UPF Parque.
Para Anderson, o evento ajuda a desmistificar o pensamento dos jovens sobre a "facilidade" de ganhar dinheiro.
— Eles passam muito tempo no celular vendo o YouTuber na beira da praia ficando rico e famoso. Isso pode gerar uma falsa ideia de que as coisas são fáceis. Aqui eles entram mais na realidade de como as coisas funcionam — conclui.