Sem água desde a manhã de domingo (26), com dois filhos de três e nove anos, a dona de casa, Roselaine Messias da Luz, reclama da situação enquanto relata que não consegue lavar roupas, nem louças.
— Para o banheiro eu tinha um pouco de água da chuva, mas para beber eu tinha duas garrafas de água, somente. Eu não tenho como comprar água, não sei o que vou fazer — relata a dona de casa.
Essa é a situação enfrentada pelos moradores de todos os bairros de Cruz Alta, na região noroeste, desde a madrugada de domingo (26). Os cerca de 60 mil habitantes tiveram o fornecimento interrompido depois de um problema na central de captação Lajeado da Cruz, da Companhia Riograndense de Saneamento, a Corsan. O manancial é o principal responsável pelo abastecimento da cidade.
De acordo com a Corsan, uma das juntas do mecanismo de captação teria se rompido e alagado a sala de máquinas. Com isso, a água danificou as duas máquinas que realizavam a captação. Até o momento, apenas uma das máquinas foi consertada e agora a Corsan aguarda o envio de equipamentos de Porto Alegre para finalizar o serviço.
O superintendente da Corsan nas Missões, João Batista Corin da Rosa disse que a companhia trabalha para restabelecer o serviço.
— O motor que precisávamos já está em Cruz Alta, nosso pessoal trabalha para colocar o motor em funcionamento e concluir essa parte até o meio-dia e depois voltar com o abastecimento. A Corsan tem motor reserva na captação, mas o alagamento acabou afetando os dois motores— informa o superintendente.
A prefeitura de Cruz Alta divulgou nota em que pede ações emergenciais da Corsan para amenizar o problema. O Executivo Municipal também informou que as aulas da rede municipal estão suspensas e que os postos de saúde só devem atender casos de urgência.
— Nós instalamos um comitê de crise nesse momento e a Prefeitura vem dando aporte com o exército para abastecimento de caminhões pipa. Temos três caminhões fazendo o fornecimento em alguns pontos. Hoje já começamos o abastecimento do centro de bem estar animal, existe um canil municipal sendo abastecido também — informou a prefeita de Cruz Alta, Paula Librelotto.
A prefeita também informou que a Corsan foi notificada pela falta de água:
— Ontem realizamos uma notificação à Corsan e estamos entrando com uma ação de responsabilização pelos danos que estão sendo causados — informou a prefeita.
Na rede estadual, a 9ª Coordenadoria Regional de Educação informou que àquelas escolas que tivessem reservatório próprio e tivessem condições poderiam manter as aulas, mas a maioria optou por cancelar as atividades. Nos hospitais do município, o atendimento está normalizado.