O Ypiranga não conseguiu sustentar o quarto empate e perdeu a primeira partida no quadrangular final da Série C. Neste domingo (22), o Canarinho sofreu gol aos 52 minutos e foi superado por 1 a 0 para o Londrina, em Erechim.
Com o resultado, o time gaúcho cai para a lanterna do Grupo B, com três pontos. Os paranaenses sobem para a terceira colocação, com quatro. Ferroviária e Athletic ocupam as primeiras posições, com sete e quatro pontos, respectivamente. Eles se enfrentam nesta segunda-feira (23), às 20h, em Minas Gerais — caso os paulistas vençam, conquistam o acesso antecipado à Série B do Brasileirão.
Já na quinta rodada, o Ypiranga recebe o Athletic, em Erechim. A partida ocorre no sábado (28), às 20h.
O jogo
A partida iniciou truncada em Erechim, tanto é que logo aos 17 segundos o árbitro deu as caras e amarelou o atacante Calyson, do Londrina. Já com um minuto minuto de bola rolando, em um lance inusitado, Gedeilson deslocou o ombro, ao se chocar contra um fotógrafo, fora das quatro linhas. O lateral-direito do Ypiranga tentou voltar à campo, mas aos 12 precisou ser substituído.
A proposta de jogo de ambas equipes demorou para surtir efeito na primeira etapa, visto o equilíbrio defensivo que apresentavam. Com isso, o confronto teve a primeira emoção somente aos 26, quando Jhonatan Ribeiro armou contra-ataque pela ala direita para o Canarinho e na hora da finalização foi interceptado pela zaga paranaense.
Quando o Londrina começou a chegar com maior perigo, os donos da casa tiveram a melhor oportunidade para abrir o placar. Aos 36 minutos, Caio Mello recebeu a bola e, de fora da área, mandou uma pancada em direção ao gol, obrigando o arqueiro Gabriel Félix fazer a uma grande defesa.
Na volta do intervalo, o Londrina tomou atitude logo no primeiro minuto. Longuine cobrou falta direta e tentou surpreender o goleiro Allan, que apenas protegeu. Já aos 9, foi a vez de Willian Gomes cobrar falta para o Ypiranga e obrigar Gabriel Félix mandar a bola para escanteio.
Aos 11, Taddei teve a chance de colocar o Canarinho em vantagem, mas desperdiçou. O meia recebeu na pequena área e, sem goleiro, viu a jogada ser interceptada em cima da linha pela zaga adversária.
O jogo seguiu sem grandes oportunidades até os 29, quando Mirandinha arriscou um chute de fora da área para os donos da casa e obrigou Gabriel Félix espalmar para escanteio. Na jogada seguinte, foi a fez do goleiro Allan salvar o Ypiranga. Gustavo França arriscou uma finalização para o Londrina e obrigou o camisa 34 fazer uma grande defesa.
No final do jogo o Ypiranga começou levar pressão no ataque e, aos 52, viu o Londrina marcar o gol que decretou o resultado final em Erechim. Depois de um contra-ataque de Echaporã, Gustavo França ficou cara a cara com o goleiro Allan e finalizou certeiro para fazer 1 a 0.