Haja coração, amigo! Assim o narrador Galvão Bueno poderia se referir ao segundo confronto entre Assoeva e Guarany-ESP pelas oitavas de final do Gauchão de Futsal. Na noite desta quarta-feira (18), a equipe de Venâncio Aires conquistou a vaga para a próxima fase ao vencer por 4 a 3 no tempo normal e, na prorrogação, por 1 a 0. O veterano Valdin, aos 44 anos, fez o gol da classificação.
A Assoeva se soma à Afucs, de Seberi, e à ACBF, de Carlos Barbosa, no grupo que já confirmou a participação nas quartas de final. Os cruzamentos ainda não estão definidos porque serão estabelecidos com base na pontuação dos times na fase classificatória e no mata-mata, somadas.
Eletrizante
O primeiro tempo foi da Assoeva no ataque e do Guarany-ESP no contragolpe. A estratégia dos visitantes se mostrou mais efetiva: eles chegaram a abrir dois gols de diferença no primeiro tempo. Aos 2 minutos, Wallysson fez o primeiro e, aos 11, Parminha despontou em jogada individual, com direito à bola no meio das pernas de Kaue, e ampliou.
Apesar da pressão, o desconto dos mandantes chegou somente aos 18 minutos. Romarinho surgiu nas costas de Kike, dentro da área, para finalizar: 2 a 1 a favor do Guarany-ESP.
A Assoeva retornou do vestiário com o ímpeto que faltou na etapa inicial. Aos 6, Kaue empatou após confusão na área e a bola sobrar para o chute do 2 a 2.
A partir desse momento, o placar eletrônico esquentou com as várias alterações. Poucos segundos depois de levar o gol, o Guarany-ESP retomou a vantagem com Everton, sozinho na área, pelo lado esquerdo, em contra-ataque.
Aos 8, Léo Borges, de costas para o marcador, conseguiu girar e bater para igualar. Cerca de um minuto depois, a tão almejada virada apareceu, com Valdin, após Gugu perder a bola na saída que favorecia ao Guarany-ESP.
O tempo regulamentar se encerrou com 4 a 3 para a Assoeva. Como o Guarany-ESP havia vencido o primeiro duelo, por 4 a 1, a disputa foi à prorrogação
Novamente, Valdin foi decisivo. Faltando 1min20s para o fim do primeiro tempo do período extra, em jogada que começou com o goleiro Andrey, Romarinho passou para o ala completar para o 1 a 0 que sacramentou o objetivo e colocou o time de Venâncio Aires nas quartas de final.
No próximo domingo (22), às 10h30min, a Assoeva volta às quadras pelas oitavas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF), contra o Jaraguá, em Santa Catarina, após ganhar na ida por 4 a 3.