O primeiro torneio beneficente da Escola de Futsal Valentina Olanda Spesotto é realizado neste sábado (19), no bairro Petrópolis, em Passo Fundo. O evento visa arrecadar fundos para a manutenção e a compra de materiais esportivos para as turmas do projeto social gratuito que homenageia a criança, que morreu em decorrência de dengue em abril deste ano.
A programação iniciou às 8h30min com jogo de duas equipes femininas. À tarde, as crianças da turma do ginásio do Santuário Nossa Senhora Aparecida participam da atividade. Durante o dia, equipes masculinas também devem entrar em campo no torneio.
De acordo com a mãe da Valentina, idealizadora do projeto, Juliana de Quadros, o evento é importante para contribuir com a continuidade do projeto, que atualmente recebe doações de chuteiras, calções e meias de futebol. Os recursos são arrecadados com as inscrições das equipes e com alimentação e consumo de bebida durante as atividades.
— A gente precisa de fundos, porque a nossa ideia é abrir uma turma nova na escola a cada mês. O projeto está sendo bem aceito, as crianças estão gostando, os pais estão participando. Precisamos desse apoio, com fundos, para auxiliar com custos de professor, compra de bolas, compra de mais camisetas — afirma.
Além dos recursos para manutenção do projeto social, o sábado é de confraternização, amor em família e esporte. Segundo Juliana, são previstas mais de 200 pessoas para o almoço.
— Estamos com oito times inscritos, com número expressivo de pessoas, familiares dos jogadores. Estamos recebendo um retorno importante das pessoas com esse apoio. É tudo em memória da nossa filha, que é o esporte que ela levava no coração e que temos a certeza que continua jogando lá no céu — pontua, emocionada.
Carinho para a família
Atleta, a passo-fundense Luana Raquel Ecker participou do jogo inaugural do torneio, na manhã deste sábado. Para ela, participar do torneio significa espalha mais amor e felicidade para a família, em forma de um abraço "coletivo".
— É um momento muito importante, não só para a família, mas para nós como futebol feminino. É um ato nobre da nossa parte, estamos felizes em poder estar junto com essa família, podendo espalhar mais amor e felicidade para eles. É como se fosse um abraço coletivo da nossa parte — declara.
Novas turmas
Com uma turma em andamento no ginásio do Santuário e outra prevista para o bairro Integração para o segundo semestre, Juliana relata que uma nova turma deve iniciar em setembro.
As aulas serão no Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango, na rua Teixeira Soares, no centro de Passo Fundo. O treino inaugural será em 2 de setembro, às 9h30min. Com interesse da comunidade, a idealizadora do projeto também prevê abertura de uma nova turma para o mês de outubro.