![Julia Possa / Agencia RBS Julia Possa / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/4/9/2/0/0/0/5_ffc44fa557755ce/5000294_b365d41939654da.jpg?w=700)
O domingo (14) começou agitado em Passo Fundo, no norte gaúcho: parte dos mais de 20 mil candidatos do concurso à prefeitura da cidade foram a sete locais para prestar a prova (veja a lista nesta reportagem).
Durante a manhã, os testes foram dedicados aos candidatos de nível superior e professores de educação infantil. Os portões fecharam às 9h e a prova começou às 9h10min, com previsão de encerramento para as 12h30min.
Na Universidade de Passo Fundo (UPF), não pararam de chegar candidatos até o último minuto. A maioria vinha da fila de carros que se formou nos trevos da BR-285, na entrada da cidade. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), houve trânsito intenso das 7h40min às 8h45min, sem registro de acidentes.
Ao passar pelo local, a reportagem verificou candidatos que desciam dos veículos e entravam no trevo da UPF a pé, para não perder o concurso.
Aguardado há anos, o concurso para a prefeitura de Passo Fundo teve mais de 20 mil inscritos para 492 vagas em 28 cargos de nível superior, cinco para técnico e 13 a nível médio. A posição mais disputada é a de procurador, com 583 inscritos para duas vagas. Já a carreira com o maior número de candidatos é a de auxiliar administrativo, com 3.920 candidatos para 100 lugares.
Entre os candidatos havia pessoas já experientes em concursos e outros que faziam a prova por teste. É o caso do farmacêutico Guilherme Bertoncelo, que presta sua primeira prova para se tornar um servidor público neste domingo.
— Nunca fiz concurso, estudei pouco e estou aqui para saber como é o concurso e ter essa experiência pela primeira vez — disse.
Quem estuda há mais tempo, por sua vez, foi para a prova com as expectativas mais altas.
— Eu já faço concursos há um ano, mas cada um é uma nova experiência porque a gente sabe que as provas são sempre diferentes. Tem que estudar, não tem outra alternativa— afirmou Milena Soares Frey, que também concorre ao cargo de farmacêutica.
Depois do fechamento dos portões, quem ficou do lado de fora foram amigos e familiares dos candidatos. É o caso de Maria Ely, mãe de uma das concurseiras que fizeram a prova na UPF. De Santa Bárbara do Sul, ela acordou com a filha às 5h30min para viajar a Passo Fundo.
— Já é o segundo concurso que ela faz. Vou ficar esperando até o final da prova. Minha filha se formou em Farmácia em fevereiro e pretende fazer mais concursos daqui para frente. Hoje em dia tem muito desemprego e o concurso é uma forma de você se estabilizar — afirmou.
![Julia Possa / Agencia RBS Julia Possa / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/7/9/2/0/0/0/5_c7f2264966a989a/5000297_be74fb408a54bf4.jpg?w=700)
Gabaritos serão publicados na segunda-feira
A prova para os cargos de professores de ensino fundamental ou de nível técnico e médio completos devem chegar aos locais de prova até as 14h. Os portões fecham às 15h e a aplicação começa às 15h10min. Nesse caso, a duração da prova é de 4h.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e o caderno de questões serão divulgados pela Fundatec em 15 de julho, até o fim do dia. Os gabaritos definitivos saem em 1º de agosto e as notas preliminares serão lançadas em 5 de agosto.
Os novos servidores começarão a ser chamados entre janeiro e fevereiro de 2025 por causa das regras do ano eleitoral. O concurso tem validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, e pode ser prorrogado uma vez por igual período.