A Central Única das Favelas (Cufa) de Passo Fundo auxilia empreendedores do município a se inscreverem na ExpoFavela Innovation Rio Grande do Sul, que acontece em 1 e 2 de setembro, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), em Porto Alegre. As inscrições podem ser realizadas até terça-feira (15), de forma gratuita.
Pela primeira vez no Estado, o evento de inovação e empreendedorismo terá exposições, palestras, workshops, debates e shows para moradores das periferia. Os melhores negócios expostos na feira estadual poderão estar presentes na ExpoFavela Brasil, em nível nacional.
Em um trabalho com apoio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e da secretaria de Inovação de Passo Fundo, a Cufa Passo Fundo deseja levar cerca de 80 empreendedores da periferia da cidade para o evento em Porto Alegre.
A coordenadora da Cufa Passo Fundo, Alessandra Barcellos, relata que se trata de uma oportunidade única de networking e de possibilidade de expor um modelo de negócio e aprender mais sobre empreendedorismo.
— É uma oportunidade única de poder participar. Nós queremos uma maior participação dos empreendedores da cidade, para irem lá, poderem expor seu trabalho, participar de workshops. É importante conhecer novas ideias, furar a nossa bolha, além de poder trazer inovação a Passo Fundo também — afirma.
Projetos da cidade já estão inscritos
O município auxilia por meio do programa "Meu bairro, Meu negócio". Alguns projetos, como o Mães da Cufa, do bairro Integração, e o Mãos Dadas, do bairro Valinhos, já enviaram suas inscrições.
O projeto "Mães da Cufa", por exemplo, existe há quase dois anos e foi replicado no bairro Valinhos. Nas iniciativas, mulheres produzem enfeites de cuia, panos de prato, vidros decorados, bolsas, carteiras, entre outros produtos.
A feira é uma oportunidade para participar como espectador, mas também para levar o modelo de negócio para ser exposto.
Nas inscrições, é possível cadastrar o modelo de negócio, que será avaliado pela banca avaliadora da comissão nacional da Cufa. Ao todo, 80 empreendedores selecionados de Passo Fundo poderão expor o seu negócio durante os dois dias de evento.
— No caso dos empreendedores que poderão expor, a ideia é que sejam produtos inovadores, negócios que realmente façam a diferença. Na inscrição, os empreendedores precisam ter esse cuidado, de entender que serão rigorosamente avaliados. A feira tem o objetivo de levar todo e qualquer empreendedor das periferias a ter oportunidade de exposição do trabalho — pontua o diretor da Cufa RS, Vinícius Duarte.
Período de inscrições na reta final
A ExpoFavela não tem segmentação de negócio e limitação de idade para participar. Podem se inscrever moradores de favelas e periferias, que já tenham seu próprio negócio ou uma ideia, sem a necessidade de CNPJ.
A inscrição é gratuita e pode ser feita nas seguintes categorias: empreendedor; investidor; mentor; veículo de comunidade; expositor; palestrante; feira literária e voluntário. Os interessados devem acessar o site oficial até 15 de agosto.
A Cufa Passo Fundo também incentiva a participação como espectador, para conhecer os moldes do evento e novas oportunidades de negócios.