Na segunda reportagem da série Olhares, desenvolvida por GZH para celebrar os 166 anos de Passo Fundo, dois personagens de diferentes gerações trazem suas vivências que moldam a história municipal com o passado, o presente e o futuro.
Ao olhar para a experiência de décadas passadas, o setor de comércio e serviços, que catapultou a geração de empregos e renda no município. Para mirar o futuro, a inovação, aliada a tecnologia e gestão, que já é realidade em Passo Fundo.
Desta forma, em uma conversa que mescla a convergência de objetivos, o empresário e diretor do conselho fiscal da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Ary Rabello, e o empreendedor e professor universitário, Alex Becker, trocam ideias sobre o cenário atual da cidade e o que esperam para os próximos anos.
Emprego e renda por meio do comércio
Com mais de quatro décadas como empresário, Ary Rabello, de 87 anos, é natural do distrito de Lagoa Bonita, em Passo Fundo. Veio para a cidade aos sete anos, onde constituiu a sua família. Casado, ele possui dois filhos e dois netos.
O empresário se recorda do início da sua trajetória no comércio da cidade, em 1981, com a criação de uma loja de confecção, que encerrou suas atividades há pouco mais de um ano e meio. O legado do trabalho contribuiu para que a cidade fosse, atualmente, referência em comércio e serviços.
— Comecei há 42 anos com o comércio, logo que entrei na diretoria da CDL. O início era muito bom, nós não tínhamos quase concorrência. As grandes empresas começaram a chegar. Precisamos competir com grandes empresas. Nós procuramos fazer um atendimento personalizado e atingimos sempre o nosso objetivo — destaca.
Tecnologia e inovação para o futuro
Passo Fundo foi o local que mudou a história do empreendedor Alex Becker, de 32 anos, natural de Soledade. Ele é empreendedor de uma empresa voltada a tecnologia e inovação no campo, que iniciou em Alegrete, no pampa gaúcho, em 2015. No entanto, foi na capital do Planalto Médio que ele conseguiu aliar qualidade de vida, segurança e oportunidades por meio do agronegócio.
Instalada no UPF Parque Tecnológico, no campus I da Universidade de Passo Fundo, desde 2020, a empresa de Alex surgiu do sonho de empreender com a expertise de criar soluções desde os primeiros passos profissionais. Segundo ele, Passo Fundo, hoje, é um lar de mudança e ambições futuras.
— Nós optamos por Passo Fundo por diversos objetivos. E hoje nós enxergamos a evolução de toda Passo Fundo, com uma união forte para a gente crescer, não um ou outro, mas todos que somos Passo Fundo. Quando alinha poder público, privado, sociedade civil, universidades, unindo esses contextos, não tem como não funcionar. A mudança parte daí, de todos estarem trilhando o mesmo caminho. O futuro para Passo Fundo é brilhante — declara.