Ampliando as ações voltadas à segurança nas escolas da rede municipal, a prefeitura de Passo Fundo está instalando um dispositivo que deverá ser utilizado em casos de emergência para o acionamento de órgãos de segurança. A direção de cada instituição terá acesso a um aplicativo de celular com um botão de pânico. Ao utilizar o recurso, enviará uma notificação imediata para o Centro de Operações do município e à empresa terceirizada, responsável pelo sistema de alarme, para que haja o contato com a Brigada Militar.
Em um treinamento realizado nessa quinta-feira (20) com diretores de escolas de Educação Infantil, o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, informou que o aplicativo será instalado no celular do diretor e coordenador de cada escola e poderá ser utilizado quando eles verificarem uma situação que coloque em risco a comunidade escolar.
— Até a próxima semana, todas as escolas estarão habilitadas com a ferramenta. Destacamos que não temos histórico de situações graves e que as forças de segurança do município nos tranquilizam sobre a situação de Passo Fundo. Esperamos que o botão nunca seja usado, mas ele está disponível caso seja necessário — disse.
Esta é uma das medidas previstas no programa "Escola + Segura" do município que vêm sendo implementadas nas escolas desde o ano passado. Conforme o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, as escolas municipais receberam importantes investimentos e estão equipadas com recursos de segurança.
— Os acontecimentos nacionais trouxeram preocupação, mas não registramos nenhuma situação semelhante no município e na região. Esse [o botão de pânico] representa mais um mecanismo para dar tranquilidade às famílias — pontuou.
Entre as medidas previstas no programa, está a instalação de câmeras de videomonitoramento nas escolas.
— Fizemos a instalação de câmeras nas 72 instituições, cujas imagens são transmitidas em tempo real para o Centro de Operações do município, reinstalamos o sistema de alarme e, agora, teremos um novo recurso com o botão de pânico. Além disso, as nossas escolas estão fazendo um amplo trabalho sobre a cultura de paz com as comunidades — afirma o prefeito Pedro Almeida.
Conforme o secretário de Segurança Pública, o número de ocorrências envolvendo as escolas municipais caiu em mais de 90% após a instalação das câmeras.
— As imagens são monitoradas durante 24 horas pelo Centro de Operações do município. Na maioria das instituições, nós não tivemos mais nenhum problema — salientou, indicando que, dentro do programa "Escola + Segura", serão instaladas mais duas câmeras inteligentes por escola, totalizando 280 equipamentos.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo
Siga-nos também nas redes sociais