A primeira edição do Brechó de Garagem em Passo Fundo reuniu mais de 500 visitantes neste fim de semana. Com 11 brechós da cidade e região, além de estandes de arte, o evento no bairro Cidade Nova atraiu público que estava em busca de roupas e calçados com preços acessíveis e com uma pegada vintage, as preferidas dos "garimpeiros".
Segundo uma das organizadoras do evento, Bruna Ribas, a maior parte dos itens expostos eram peças femininas, oferta que vai de encontro com a demanda de público, quase exclusivamente de mulheres. Apesar da divulgação ter sido feita em menos de um mês, o resultado foi positivo:
— O retorno foi muito bom, já temos outras brechozeiras interessadas em expor e a troca aqui é muito circular, porque quem compra de brechó, não compra em apenas um. Acaba criando uma rede de clientes que passam a acompanhar quem está aqui. Já tinha gente perguntando quando vai ser o próximo, então está muito bacana.
Expositora do evento com o Brechó da Maria, a jovem Maria Vitória Cunha está no ramo há alguns anos, mas relata que participa desde a infância de eventos similares, acompanhando a mãe. Com um acervo de cerca de 400 peças, ela disse que a feira foi além do esperado:
— Isso é algo familiar para mim, gosto muito. Sempre encontro peças legais, raridades. Esse brechó está tendo um fluxo alto de pessoas, está superando minha expectativa. E eu mesma gosto de garimpar as peças, em brechós beneficentes, buscando sempre peças mais vintage, já pensando em público fixo.
Recém chegada em Passo Fundo, a sarandiense Isabele Bortoli é proprietária do Hygge Brechó e conta que agora ficou mais fácil participar dos eventos na área. Com mais de 200 peças expostas, a jovem afirmou que o sábado foi o melhor dia de vendas:
— A experiência nos surpreendeu. Por ser a primeira edição, não esperávamos que teria tanta gente. Eu mesma faço o processo de curadoria das peças, que envolve lavar, costurar, tirar bolinhas de pelo, é um processo demorado, mas é muito bom ver o resultado.
O Brechó de Garagem é um braço de um evento mais amplo, que chega na sua sétima edição no próximo fim de semana. O Street Market vai acontecer no domingo (16), no estacionamento da Estação Gastronômica da Gare, e vai contar com ateliês, culinária artesanal, tatuadores, decoração e música.