A 44ª edição da Coxilha Nativista foi lançada na terça-feira (11) na Casa de Cultura Justino Martins, em Cruz Alta. O festival nativista, que é um dos maiores do Estado, acontece de 30 de julho a 3 de agosto, na cidade.
Também foram lançados a 7ª Coxilha Instrumental, 38ª Coxilha Piá, 5ª Coxilha Vai às Ruas, Coxilha dos Idosos e diversos eventos culturais que já estão acontecendo nas escolas, como o Projeto Coxilha Vai à Escola que oferece oficinas de violão, canto e literatura.
As inscrições de músicas para o festival estão abertas a partir desta quarta-feira (12) e seguem até 8 de julho. Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Cruz Alta, Alisson Menegassi, o festival fortalece e preserva a cultura e a identidade gaúchas.
— Através da Coxilha Nativista nos conectamos com nossas raízes, valores e tradições, onde nossos artistas regionais trazem ao palco essa profunda expressão de quem somos como povo. Além disso, o festival destaca nossa nova geração, que surge através da Coxilha Piá. Temos a certeza de que teremos um grande festival — disse.
Em 2024, uma das novidades será a representação infantil das invernadas, onde serão escolhidos a Prendinha e o Peão da 44ª Coxilha Nativista.
Durante o lançamento, também foram anunciados os jurados desta edição: Cristiano Fantinel, Vanderlei Ribeiro – Guaikika, Jean Kirchoff, Loma Pereira e Tadeu Martins. Já os jurados da Coxilha Piá e Piá Taludo serão Fernanda Lopes, Gujo Teixeira e Julinho Malmann.
Confira as datas
- 9 a 11 de julho: triagem das músicas da Coxilha Nativista
- 12 de julho: triagem da Coxilha Piá Fase Geral e anúncio das classificadas
A 44ª Coxilha Nativista será realizada de 30 de julho a 3 de agosto, no Ginásio Municipal de Esportes, Palco Jayme Caetano Braun. O regulamento já está disponível no site da Prefeitura de Cruz Alta.