A comissão que organiza os Festejos Farroupilhas em Passo Fundo confirmou o cancelamento do desfile de 20 de setembro na tarde desta quarta-feira (13). A decisão foi tomada por causa das enchentes que causaram mortes e deixaram milhares de desalojados no RS.
Em nota, a prefeitura de Passo Fundo afirmou que a decisão foi tomada junto com a 7ª Região Tradicionalista, a 7ª Coordenadoria de Educação e Brigada Militar.
— Segundo a meteorologia, há previsão de mais chuvas para os próximos dias em nosso estado. Assim sendo, esta comissão se solidariza com a população atingida — diz a nota.
No lugar do desfile, o município vai realizar uma Mateada Solidária no feriado de 20 de setembro. A programação será a partir das 9h, no Parque da Gare. O objetivo será a arrecadação de produtos de higiene, limpeza e alimentação não perecível.
— Considerando que o desfile do dia 20 não ocorrerá, a comissão organizadora convida as entidades, juntamente com seus cavalarianos, a fazerem uma cavalgada solidária e entregar os donativos no Parque da Gare, neste mesmo dia — consta o comunicado oficial.
Segundo a nota, as demais atividades seguem normalmente, conforme programação já informada pelas entidades tradicionalista de Passo Fundo.
Outras cidades já cancelaram
Na terça-feira (12), o município de Camargo anunciou o cancelamento do desfile em virtude das enchentes que causaram mortes e destruição no RS desde o começo do mês. No sábado (16), grupos devem realizar a 17ª Cavalgada da Paz, movimento que encerra os Festejos Farroupilhas na cidade.
A medida acompanha a decisão tomada por Porto Alegre, também na terça. Neste ano, a Capital não realizará o tradicional desfile de 20 de Setembro na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto à orla do Guaíba.
Porto Alegre sugere a comemoração descentralizada e com foco na arrecadação de itens de higiene e limpeza, necessários para atender demandas dos municípios atingidos pelo ciclone. A recomendação se estende para todo o RS.