Para dezenas de moradores do bairro Integração, em Passo Fundo, a noite dessa terça-feira (1) vai ficar por anos na memória. Pelo menos 120 crianças e adolescentes que participam de projetos sociais no município puderam acompanhar e sentir na pele a magia que as lonas de um circo proporcionam.
Por quase uma hora, eles assistiram a apresentações de malabarismo, trapézio, palhaços e mágicos. Isabela, de 3 anos, assistiu o espetáculo circense pela primeira vez.
— Acho muito bom trazer ela que só via pela televisão, aprender como funciona. É fantástico — afirma Elenice Aires, mãe da Isabela.
A ação gratuita foi uma parceria entre o Circo Fantástico, Passo Fundo Shopping, Coleurb e as organizações Central Única das Favelas (Cufa), Associação Beneficente Amigos para Fazer o Bem e a União Passo-fundense de Estudantes (UPE). Em 2019 uma ação parecida foi realizada com escolas públicas em bairros vulneráveis de Passo Fundo.
O palhaço Maxixinho, interpretado por Carlos Antônio Rodrigues, de 53 anos, divertiu a plateia com suas graças e travessuras.
Artista de berço, fica feliz em poder levar alegria a crianças e adolescentes que muitas vezes teriam dificuldades em pagar pelo ingresso. Para ele a missão só está cumprida quando vê o sorriso no rosto de cada um deles.
— Ações como essa são importantes em um mundo onde existem tantas coisas que fazem as pessoas chorar. Aqui fazemos elas sorrirem. É gratificante.
Parceria por sorrisos
A ação gratuita teve o objetivo de ultrapassar o entretenimento, disse Danielle Batezini, gerente de Marketing do Passo Fundo Shopping.
— É sobre promover inclusão social e cultivar memórias felizes que impactarão suas vidas. Ver o sorriso no rosto dessas crianças é o que nos motiva a continuar apoiando projetos que fazem a diferença na comunidade — afirmou.
As turmas de alunos participam no turno inverso ao da escola de atividades oferecidas pelas entidades, como capoeira, música e dança. Para Alessandra Barcellos, coordenadora da Cufa de Passo Fundo, a oportunidade de acessar locais onde existe a disseminação da cultura é essencial para incentivar a busca por espaços que gerem conhecimento e alegria ao mesmo tempo.
— Para nós os momentos que as crianças mais lembrarão serão os momentos onde elas sorriram e foram felizes. Precisamos despertar em nelas momentos de afeto e carinho. É isso que procuramos passar para cada um deles nos atendimentos e locais que visitamos.
O Circo Fantástico permanece na cidade até 14 de agosto. Os ingressos para pagantes vão de R$ 15 a R$ 40. As sessões são de terça a sexta-feira, às 20h, e sábados e domingos, às 15h, 17h e 19h, no pátio do Passo Fundo Shopping.