Por Cristiano Vilhalba Flores, juiz de direito e presidente da Ajuris
São poucas as entidades brasileiras que chegam a 80 anos celebrando uma história repleta de compromissos que, ao longo da jornada, se transformaram em realizações. Para nosso orgulho, é esse sentimento que a Associação dos Juízes do RS (Ajuris) celebra neste domingo. Sentimento de que os compromissos que uniram um grupo de juízes em 1944 foram plenamente exercidos ao longo de oito décadas.
O primeiro compromisso está na essência da criação da associação e é com as juízas e os juízes
O primeiro compromisso está na essência da criação da associação e é com as juízas e os juízes gaúchos. Compromisso com a defesa dos seus direitos e com a busca das justas condições de trabalho para uma categoria que é reconhecida como uma das mais produtivas do país, conforme comprova, ano a ano, o relatório Pesquisa em Números, do Conselho Nacional de Justiça, e que é fundamental para o correto funcionamento das instituições republicanas.
Compromisso também com a permanente qualificação do Poder Judiciário, na formação humanística de seus integrantes e no aperfeiçoamento da estrutura que atende o cidadão. Exemplo disso são os juizados especiais, que nasceram como juizados de pequenas causas a partir da reflexão de um grupo de juízes na década de 1980 em reuniões nos ambientes da Escola da Ajuris.
Compromisso igualmente com a sociedade gaúcha, no firme enfrentamento de crises institucionais, como foi nosso posicionamento público execrando o ataque aos poderes, no 8 de janeiro em Brasília. Como também é nosso solidário amparo a quem luta para levar igualdade e Justiça a todos. Foi exatamente essa crença na vida solidária que fez com que a Ajuris mobilizasse seus associados e parceiros pelo Brasil para colaborarem em uma campanha de auxílio aos atingidos pelas cheias de maio. Foi possível auxiliar famílias em um primeiro momento e agora ajudar escolas públicas que precisam de recuperação.
Foi o pleno exercício desses compromissos que nos trouxe até aqui, em uma jornada de conexão com os diferentes públicos que se relacionam com a Ajuris. É essa conexão que queremos celebrar e aprimorar em um mundo interligado para que nos sustente rumo ao futuro. Rumo aos próximos 80 anos.