Por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre
O Conselho Permanente da CNBB divulgou, no dia 22/06, mensagem ao povo brasileiro em que clama pela paz. A paz de Jesus Cristo, que proporciona vida em abundância e alegria plena, é um dom precioso de Deus e desejo de todo o ser humano de boa vontade. Contudo, infelizmente, nosso mundo escuta o estrondo da guerra, o gemido da fome, o ensurdecedor barulho dos tiros que ceifam vidas e ecoam no choro das vítimas e de seus familiares.
As guerras vão se multiplicando cruelmente em diversas regiões, somando-se às abomináveis cenas que nos chegam da Ucrânia. Porém, não é somente no Leste Europeu. São invisíveis os conflitos em Moçambique, Iêmen, Etiópia, Haiti, Mianmar, entre tantos outros, que assumem os contornos de uma “terceira guerra mundial por pedaços” (papa Francisco). Não podemos esquecer de nossa realidade local, os conflitos gerados pelo tráfico de drogas na Capital e na Região Metropolitana, o toque de recolher nas vilas, os casos de violência contra as mulheres, o temor dos assaltos, sem falar das mortes por motivos banais que a imprensa registra quase diariamente.
Promover a vida e cuidar dela implica trabalhar artesanalmente pela paz, pela justiça social e pelo bem comum
Urge não fechar os olhos diante da corrida armamentista no Brasil. Sim, pátria amada não é pátria armada! O número de caçadores, atiradores e colecionadores de armas de fogo aumentou 325% de 2018 a 2021 no país. “O gasto com armas é um escândalo, suja o coração, suja a humanidade” (papa Francisco), particularmente quando alimentado por discursos fundamentalistas, inclusive religiosos, que transformam adversários em inimigos e comprometem a fraternidade.
A vida é o maior dom! Promover a vida e cuidar dela implica trabalhar artesanalmente pela paz, pela justiça social e pelo bem comum, sempre no respeito pelas diferenças, valorizando a liberdade religiosa e a verdade, dialogando até a exaustão, pois tudo isso é condição para a verdadeira paz, que todos almejamos.
Seria a paz um sonho? Mas se todos formos capazes de sonhar o mesmo sonho, esse sonho pode tornar-se realidade!