Por Aline Santos, estudante de Jornalismo
Que uma imagem vale mais que mil palavras não se pode discutir. No século 21 temos memes de toda ordem e gifs tomando cada vez mais as plataformas digitais na sociedade midiatizada. O que se observa atualmente é um salto na proposta inicial dos memes, que antes eram complemento de uma conversa mas hoje em uma sequência projetada, eles já articulam perfeitamente um diálogo com pouca interferência de produção textual.
O teor áudio visual se sobressai ao gráfico trazendo para os indivíduos uma nova linguagem imagética, onde a conversação é explorada por cores, formas e sons. Em uma estrutura não linear traduzimos gestos e efeitos absorvidos rapidamente pela compreensão, consolidando uma mensagem instantânea que atinge o público em diferentes ramificações comunicacionais.
Esse novo tipo de linguagem denota uma nova sociedade, ávida por uma interação que transcende os sentidos, expande a inteligência e se harmoniza com novas descobertas. Comunicar-se é uma habilidade que ganha diferentes nuances e por ventura agrega um dispositivo passível de personalização, neste cenário figuram o marketing e a publicidade que exploram o entendimento do público via construção de estratégias que atinjam o cognitivo dos clientes, sendo assim, a interpretação é variada e torna-se um excelente feedback.
Vale lembrar que a ênfase em novas possibilidades de comunicação abre portas para diferentes setores, engajando emissor e receptor com maior eficiência.