* Prefeita de Pelotas
A cidade de Pelotas está lançando o Pacto Pelotas Pela Paz, um ousado plano municipal de redução da violência, construído, nos últimos meses, pela Prefeitura em parceria com a Comunitas e o Instituto Cidade Segura e que contou com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Susepe, Instituto Geral de Perícias, Poder Judiciário, Ministério Público, o Exército e de diversas outras entidades locais.
O Plano possui cinco eixos temáticos e 14 estratégias, com base em experiências que já funcionaram em outras cidades, como Nova York, Bogotá e Medellín e a partir de um diagnóstico realizado com base em evidências. Trata-se de um esforço coletivo, que reúne o poder público e a sociedade civil, para uma atuação que articule prevenção social, fiscalização administrativa, repressão policial, tecnologia e urbanismo.
A segurança pública não é apenas uma tarefa a cargo das polícias. As cidades possuem grande responsabilidade na área e podem reduzir significativamente a violência se agirem de forma racional e com um plano conhecido por todos. Para isso, trabalharemos com foco nos fatores de risco, desenvolvendo projetos variados, desde a redução da gravidez precoce e o estímulo à paternidade e maternidade responsáveis, até o apoio aos egressos dos sistemas socioeducativo e prisional. Entre as diversas ações, instituiremos um prêmio aos policiais para cada arma de fogo ilegal apreendida na cidade; construiremos um Código de Convivência Democrática que possibilite uma ação efetiva na repressão às incivilidades do cotidiano, à perturbação do sossego e ao abuso no consumo de bebidas alcoólicas.
Nossas cidades têm perdido, a cada ano, centenas de jovens para a violência. Jovens que passaram por nossas escolas, mas que não foram vistos. Chegou a hora de unirmos forças e lutarmos por eles, para que não se evadam, para que construam um futuro digno. O caminho será difícil, mas decidimos tentar, alinhando o conhecimento e a esperança.