* Deputado estadual (PSD)
O Rio Grande vive um retrocesso no que tange ao sistema ferroviário. Enquanto o país busca ampliar o volume de cargas transportadas sobre trilhos, o nosso Estado anda na contramão. Reportagem veiculada neste jornal, na última sexta-feira, 23, revelou um recuo alarmante de 43% no uso da malha ferroviária. Distante do que este modal de transporte deveria representar, como sinônimo de desenvolvimento da economia gaúcha.
Além da deterioração das rodovias e do aumento de acidentes, esta queda influencia na perda de competitividade, diminuindo os lucros dos produtores e aumentando o valor final das mercadorias.
Dados de especialistas evidenciam a viabilidade do transporte por ferrovias, que unicamente não têm êxito no RS pelo descaso por parte da empresa Rumo ALL, que detém a concessão do serviço da malha Sul (PR, RS, SC).
Dos 28 mil quilômetros de estradas de ferro entregues pela União à empresa, cerca de 16 mil quilômetros estão abandonados, gerando prejuízos estimados em R$ 40 bilhões. Constatei pessoalmente este abandono em visitas a diversos municípios do Estado. Nos trechos entre São Pedro do Sul e Dilermando Aguiar e entre Cacequi e Santana do Livramento, cerca de 500 vagões estão enferrujando ao léu.
Mesmo diante de denúncias frente à dilapidação do patrimônio, o presidente Michel Temer sancionou, no início do mês, a lei que possibilita a prorrogação de contratos com empresas operadoras de rodovias, ferrovias e aeroportos. Assim, abre-se uma janela para que a lânguida Agência Nacional de Transportes Terrestres mantenha a Rumo ALL por mais três décadas no comando da malha ferroviária gaúcha.
Diante desses fatos, é hora de reacender este debate. Precisamos desafogar nossas rodovias e encarrilhar de vez nosso desenvolvimento. Pensando assim que nesta quarta-feira, 28, às 9h30min, realizaremos a primeira de uma série de audiências públicas para discutir a temática na Assembleia.
É necessário que reavaliemos juntos a situação de nossas ferrovias, somando forças para que possamos trilhar um novo futuro para o RS.