Cada indivíduo contribui, de alguma forma, para o andar do mundo. Algumas pessoas, contudo, deixam uma marca inconfundível com sua existência. São grandes homens e mulheres cuja vida se torna a perfeita representação de seus próprios valores.
As histórias e obras podem ser das mais variadas. De empresários a artistas, de médicos a políticos, de engenheiros a militares; o que os une é a coerência de suas ações e a certeza absoluta que o mundo é um pouco melhor por suas conquistas e exemplos. Se é a trajetória como um todo ou uma atitude em um momento específico da história, a real questão é a força que essas pessoas demonstram frente às adversidades e a capacidade de transformar a realidade e as pessoas a sua volta. São almas livres que não se limitam pelo momento ou por padrões sociais. Pautam sua conduta por valores claros e atemporais, que buscam antes o certo do que o fácil.
Em um momento de crise profunda de lideranças como o que vivemos, essas pessoas tem um papel ainda maior a representar na sociedade.O sentimento de descrença que se espalha pelo Brasil reflete o caráter de pessoas que ocupam cargos importantes na vida do país. A falta de confiança no futuro é, antes disso, a falta de confiança em um código de ética corrompido e disforme, que justifica ações pela finalidade e confunde o certo e o errado.
A busca por um país melhor é uma constante em nossa história. O simples fato, entretanto, de lançar-se mão do populismo como um caminho possível nos mostra o quão longe estamos do real desenvolvimento. Foi acreditando na mudança que um incontável número de grandes homens e mulheres dedicaram a vida a, de alguma forma, deixar uma marca positiva nessa construção. Mais que palavras, nos deixam exemplos. E nada melhor que liderar pelo exemplo.