O movimento dos prefeitos gaúchos em defesa da distribuição mais justa da arrecadação com impostos marcará a sexta-feira com uma série de protestos pelo Estado. Na quinta, o presidente da Famurs, Luiz Folador (E), mostrou uma maquete simbolizando a divisão de recursos entre os três entes da federação. Hoje, municípios ficam com 18% do dinheiro obtido com impostos, Estados, com 25%, e a União, com 57%.
"Movimento do Bolo" anuncia paralisação de 345 prefeituras nesta sexta em protesto por mais verba
A entidade apresentou detalhes de pesquisa feita com prefeitos e ressaltou que 96% das prefeituras tiveram de cortar despesas em 2015. A principal estratégia para cortar gastos é a redução da jornada de trabalho, a restrição de viagens e a diminuição de despesas administrativas.
Entenda o projeto que aumenta o ICMS no Rio Grande do Sul
Nos protestos marcados para esta sexta-feira, haverá ponto facultativo e paralisação em 345 cidades. Prefeitos prometem bloquear rodovias e distribuir panfletos para chamar a atenção da população. Em algumas cidades, como Guaíba e Porto Alegre, as prefeituras decidiram manter as atividades e apenas organizar atos de protesto.
Leia todas as colunas de Rosane de Oliveira
Leia as últimas notícias de Política
Movimento do bolo
Rosane de Oliveira: por uma fatia maior
Manifestações estão marcadas para esta sexta-feira em 345 cidades
Rosane de Oliveira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project