Você já deve ter visto, nos intervalos da RBS TV, filmes da campanha "Agro é tech, Agro é pop, Agro é tudo". E eles são pura verdade. Captam a importância das atividades do campo pelo Brasil afora. Uma verdade que fica mais sólida ainda num Estado como o Rio Grande do Sul, onde 10% da riqueza vem da agropecuária, percentual que salta para 30% quando inclui a cadeia de serviços e indústrias do agronegócio.
Essa riqueza gerada no campo gira engrenagens da economia na cidade. Pergunte a um dono de concessionária de veículos, um corretor de imóveis ou um gerente de agência de turismo e entenderá em detalhes. Ao mesmo tempo, o equilíbrio socioeconômico das comunidades rurais está ligado a um fenômeno que bateu forte nas cidades décadas atrás e segue presente: o êxodo rural. Ainda nas cidades: imagine as gôndolas de um supermercado ou as vitrines de um shopping sem o que o campo produz.
Poderíamos empilhar parágrafos com exemplos de como o meio rural influencia o urbano, mas o objetivo aqui é só preparar terreno para sugerir a leitura da reportagem principal do caderno Campo e Lavoura e manchete desta edição sobre a agonia de uma instituição que é parte da história do Estado: a Cotrijui. Garantia de escoamento e remuneração da colheita, porto seguro para crédito, banco, supermercado e uma espécie de grande mãe para milhares de produtores rurais gaúchos desde os anos 1950, a cooperativa vive uma pesada crise, descrita pela repórter Joana Colussi.
A decisão de dedicar espaço nobre desta edição à Cotrijui é parte da crença de ZH sobre a necessidade de tratar o campo com atenção. O caderno Campo e Lavoura é um dos mais tradicionais do jornal. Com ele, conversamos toda semana com a população rural (e com a urbana sobre os assuntos rurais). De segunda a sexta, a conversa segue com a jornalista Gisele Loeblein na coluna Campo Aberto. Nem sempre as notícias são preocupantes como a da Cotrijui. Aguarde, por exemplo, a reportagem que a editora Karen Viscardi prepara sobre o cultivo de frutas sem semente, que requer tecnologia e esmero de empreendedores. E clique no link abaixo e à direita para conferir como é feita, no século 21, a histórica prática da tosquia de ovelhas em propriedades rurais do Rio Grande do Sul.
O acervo de conteúdos produzidos por ZH é uma prova concreta e ao seu alcance da riqueza e diversidade do meio rural gaúcho.