Os jornalistas do Grupo de Investigação da RBS estão comemorando seis meses de trabalho com 22 reportagens publicadas. Em dezembro de 2016, o Grupo RBS reuniu 10 dos seus mais experientes jornalistas investigativos e formou o GDI: um Grupo de Investigação que tinha por objetivo entregar ao público gaúcho um número muito maior de reportagens investigativas.
Formado por repórteres de Zero Hora, RBS TV, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho, o Grupo de Investigação lançou luz sobre assuntos que mexeram com a vida do cidadão e provocaram autoridades a corrigir erros. As reportagens tiveram mais de 1,3 milhão de páginas visualizadas no site de Zero Hora e alcançaram 6,6 milhões de pessoas pelo Facebook.
No final de junho, jornalistas e estudantes vão trocar experiência com repórteres do GDI durante o 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo. No painel "Spotlight brasileiro: o Grupo de Investigação RBS", o editor do grupo, Carlos Etchichury e os repórteres especiais Humberto Trezzi (ZH) e Jonas Campos (RBS TV) falarão sobre os bastidores do GDI.
Além do congresso da Abraji, o GDI fará, também em junho, uma palestra promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). No Rio Grande do Sul, o grupo tem despertado a curiosidade no mundo acadêmico. Entre março e maio, o GDI foi apresentado em seis faculdades de Jornalismo: UniRitter Laureate International Universities, PUCRS, ESPM, UFRGS, Centro Universitário da Serra Gaúcha e Unijuí.
– Aos poucos, o GDI se constitui em uma referência de jornalismo de qualidade, reconhecido pelos leitores, comprometido em denunciar malfeitos e transformar a realidade – complementa Carlos Etchichury, editor do GDI.