O Campo e Lavoura de Zero Hora deste sábado (15) vai mostrar como os produtores gaúchos estão improvisando para conseguir armazenar a supersafra recorde de soja. A reportagem com 12 páginas impressas, um webdocumentário e galeria de fotos também será apresentada no Campo e Lavoura da RBS TV no domingo (23). Os repórteres Joana Colussi e Fernando Gomes mostram como a supersafra gaúcha impactou cooperativas, cerealistas e produtores.
O volume de soja é tão grande este ano no Rio Grande do Sul que faltou espaço para armazenar tanto grão. A situação foi agravada pelos altos estoques de trigo e de milho e, ainda, pelo baixo percentual de venda da soja por causa do preço baixo neste momento. Para dar conta de uma colheita histórica, foi preciso instalar silos bolsas, adaptar armazéns e apressar a saída de cargas para o porto de Rio Grande. Em alguns locais, nem isso foi suficiente, fazendo a soja ficar em piscinões a céu aberto.
A equipe da RBS passou por Tapera, Ibirubá, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Panambi, Santo Ângelo e Entre-Ijuís, onde retratou o recebimento da soja em cooperativas, cerealistas e propriedades. A maior safra de soja da história do Rio Grande do Sul é superior a 17 milhões de toneladas.
Campo e Lavoura
Supersafra gaúcha é tema de especial em ZH e RBS TV
Reportagem mostra os desafios para armazenar uma colheita de soja recorde no Rio Grande do Sul
GZH faz parte do The Trust Project