Zero Hora apresenta sábado (25) uma edição especial do CineClube ZH com o premiado documentário Central, filmado no interior do Presídio Central de Porto Alegre. O evento tem sessão gratuita para sócios do Clube do Assinante e convidados no GNC Moinhos (Rua Olávo Barreto Viana, 36), a partir das 10h15, seguida de debate com a diretora Tatiana Sager e com o codiretor Renato Dorneles, repórter de Segurança do Grupo RBS, mediado pelo jornalista Roger Lerina. Os ingressos podem ser solicitados pelo link e retirados a partir das 10h de sábado, no GNC.
O filme mostra as condições degradantes da prisão considerada a pior do Brasil, com cenas inéditas do interior das galerias, onde o poder é exercido pelas facções. O longa reúne ainda depoimentos de apenados, policiais militares e visitantes, além de análises de autoridades, revelando a dura realidade do presídio. Central estreia no dia 30 nos cinemas do país.
O documentário é inspirado no livro Falange Gaúcha, de Renato Dorneles. Jornalista formado pela PUCRS, Renato atua desde 1986 em veículos da RBS. Em seu currículo, acumula premiações como seis distinções da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e três do Movimento de Justiça e Direitos Humanos. Foi roteirista do curta-metragem O Poder Entre as Grades.
O CineClube ZH é promovido mensalmente pelo Clube do Assinante, o clube de vantagens exclusivo para os assinantes dos jornais do Grupo RBS e GNC Cinemas e a curadoria do jornalista Roger Lerina.
CineClubeZH
ZH promove pré-estreia de filme sobre presídio Central
Após exibição do documentário, diretores participam de debate no GNC Moinhos
GZH faz parte do The Trust Project