Em quase todas as salas aqui da empresa, temos uma foto do Seu Maurício Sirotsky Sobrinho. Muitas vezes, em uma reunião, me pego olhando para aquele quadro, imaginando o que ele faria na situação que está sendo discutida. Fundador da empresa, alma da RBS, ele saberia nos dizer o caminho a seguir. A foto é muito feliz: seus olhos parecem estar olhando para a gente. Chega a dar uma sensação de que ele está ali.
O Seu Maurício morreu cedo, aos 60 anos, em 1986. Mas o que esse homem fez segue vivo aqui todos os dias, presente nas discussões, nos valores da empresa, no jeitão que a gente trabalha, e não só congelado naquele busto de bronze que foi colocado na recepção principal.
Na quarta-feira, tivemos um "momento Seu Maurício" inacreditável. Durante a cerimônia de reconhecimento dos funcionários que completam 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45 anos de empresa, foram projetadas frases que ele disse há mais de 30 anos. O cara era um visionário! As convicções dele poderiam ser ditas hoje por nosso atual presidente, Eduardo Sirotsky Melzer, o Duda, que, aliás, é neto dele – e a cara dele. Como pode o Seu Maurício ter tido aquelas visões mais de três décadas atrás?
Na festa da quarta-feira, estavam presentes Jayme Sirotsky, parceiro de Maurício e presidente da empresa por muitos anos, e Nelson Sirotsky, presidente por 21 anos e que completou 45 anos de RBS. Três gerações – Jayme, Nelson, Duda – que compartilham dos sonhos e valores do Seu Maurício, e que tocam essa obra. Obra, sim, porque uma empresa de comunicação não é um negócio qualquer. Lida com algo sagrado, que é o direito do público de receber informação confiável e de qualidade. E tem uma enorme responsabilidade social, em cada reportagem, em cada comentário de comunicador.
Foi bonito ter o Seu Maurício conosco, em suas frases projetadas na tela, celebrando o trabalho de colaboradores que estão há muitos anos na empresa. Em época de fim de ano, em que a gente fica fazendo balanços de vida e projetando o futuro, ver o avô, o filho, o neto, com crenças sólidas através dos tempos, rodeados de gente que acredita neste projeto e compartilha desses valores, deu uma sensação de sentido, de lógica e de orgulho do trabalho todo da RBS em 59 anos de empresa. E fez todo mundo pensar em legado, em crenças pessoais, nos nossos filhos e netos, no que fica, afinal, do que fazemos por aqui.
Selecionei algumas frases do Seu Maurício, aquele cara que não só era um comunicador extraordinário, revelador de talentos como Elis Regina, um apaixonado por comunicação, um baita empreendedor, mas também um cara simples, que cumprimentava a todos (está certo que a empresa era beeem menor) pelo nome e que tinha uma relação afetiva com todos os que o rodeavam. E me digam se não é incrível o que ele dizia – e ainda diz – por aqui.
"A filosofia que implantamos na RBS, ao longo do tempo, foi manter os olhos, os ouvidos e a imaginação abertos a esta evolução tão acelerada. E que não vai parar aqui. Acompanhar passo a passo o desenvolvimento tecnológico, sim. Mas sem nunca perder de vista a dimensão humana e o papel profundamente comunitário, cultural e de responsabilidade social de uma empresa de comunicação."
"Seja pela voz, pela escrita, seja pela imagem, trabalhamos com otimismo, sabendo que o trabalho põe o futuro ao alcance de todos."
"Quanto maior é a abrangência da comunicação, tanto mais sério é o seu compromisso. Nisso somos aplicados e estamos seguros a respeito de nossas condições para responder com dignidade aos compromissos sociais inerentes à comunicação."
"Ninguém pode passar na vida sem deixar um recado, sem fazer alguma coisa. Estou sempre preocupado com todos vocês e com a empresa que eu dirijo e quero que seja uma grande empresa, não pela grandiosidade do nome que ela possa ter. Quero que ela seja grande pela felicidade de todos que vivem dela."
"O casamento das comunicações com o computador gerando um rebento espantoso com a telemática oferece mais chances e oportunidades de nos inteirarmos do novo universo. Há um respeitável campo de trabalho criado e os senhores haverão de conquistá-lo e ampliá-lo cada vez mais."
"Nós queremos prestar bons serviços, 'eficientizar' o nosso trabalho e torná-lo cada vez mais útil às comunidades com quem convivemos."
"Apesar de sua dimensão nacional e mesmo internacional, a RBS nunca perdeu de vista o fato de que suas raízes estão no sul do Brasil. Do Sul é sua linguagem; para o Sul estão voltadas suas principais atividades jornalísticas. Este tipo de visão é uma das razões do sucesso da empresa."