O colunista de ZH Tulio Milman foi um dos conferencistas na tarde de sexta-feira (28) da Wharton Nation Brand Conference na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos. O evento é realizado pela Universidade de Wharton, em um dos maiores centros de estudos sobre Administração do país.
A conferência reuniu gestores públicos, diplomatas, executivos, acadêmicos e jornalistas para discutir como a imagem das nações podem ter impacto em sua prosperidade econômica. Tulio participou do painel Nation Branding by International Sports, ao lado do professor Kenneth L. Shropshire, diretor do Wharton Sports Business Initiative (fórum de negócios esportivos da Universidade de Wharton), do professor Stephen A. Greyser, da Harvard Business School, e de Alex Cuadros, autor do livro Brazillionaires. O jornalista falou sobre a repercussão da Copa do Mundo, dos jogos olímpicos e, principalmente, da paraolimpíada, no Brasil.
– A relação do país com os esportes paraolímpicos diz muito de um país, um país que dá oportunidades, que trabalha com inclusão – observa.
Mais do que o recorde de medalhas obtidas e o legado de infraestrutura, os ganhos econômicos do evento para o Brasil serão sentidos ao longo dos próximos anos, afirmou o jornalista. Como exemplo, ele citou dados do Ministério do Turismo que apontam que mais de 90% dos estrangeiros que vieram ao Brasil para o evento têm intenção de retornar ao país.
Entre os palestrantes da conferência, estava Philip Kotler, professor de marketing internacional da Kellogg School of Management, autor do livro The Marketing of Nations, além de Brian Wong WG’03, vice-presidente do grupo Alibaba, e Mitch Garber, chairman do Cirque du Soleil.