Prefeituras de seis municípios realizam os trabalhos de rescaldo para avaliar a extensão dos estragos provocados pelo forte temporal que atingiu a região norte do Rio Grande do Sul no último sábado (19). O granizo danificou casas, lavouras e prédios públicos nos municípios de Cândido Godói, Campina das Missões, Santa Rosa, Engenho Velho, Barra do Guarita e Lagoa Vermelha, segundo balanço da Defesa Civil. Conforme o órgão, aproximadamente 2.282 residências foram destruídas pelo temporal.
A prefeitura de Candido Godói calcula que cerca de 200 casas foram destruídas pelo temporal. Além disso, escolas e prédios públicos também sofreram danos na estrutura. O local mais afetado foi a creche municipal Pingo de Gente, que atende 120 crianças e não deve abrir nesta semana. Os prejuízos também se estendem à zona rural. O granizo destruiu plantações e as coberturas de galpões de armazenamento de sementes, que ficaram totalmente encharcadas pela chuva. Conforme o prefeito, Valdi Goldschmidt, os prejuízos com a chuva chegam a R$ 17 milhões, em 2017.
– As pessoas estão se prevenindo, colocando telhados mais resistentes, fazendo seguros nas propriedades. São despesas extras que vão comprometer o município e quem mais precisa – avaliou em entrevista ao programa CBN Porto Alegre.
Equipes da prefeitura e da Defesa Civil vão passar os próximos dois dias avaliando os estragos provocados pela chuva. Por este motivo, a administração municipal estuda emitir um novo decreto de situação de emergência ou reforçar o pedido anterior, já que a cidade está nesta situação desde junho.
Entre os seis municípios, a localidade mais afetada foi Lagoa Vermelha. A Defesa Civil calcula que 2 mil casas tenham sofridos danos nas estruturas. Aproximadamente 70 mil metros quadrados de lona foram distribuídos e o município também vai decretar situação de emergência.
Nesta segunda-feira, o município de Muitos Capões, na Serra, decretou emergência em função dos estragos, mas os dados sobre a situação do município ainda não foram contabilizados pela Defesa Civil estadual.