O dia 1º de agosto na História
Dia Nacional do Selo - A data é celebrada pelo lançamento, em 1843, do "Olho-de-Boi", primeira série de selos postais do Brasil.
1954 - Estreou, nos Estados Unidos, o filme "Janela Indiscreta", um dos maiores clássicos do mestre do suspense Alfred Hitchcock.
1967 - José Padilha, cineasta, produtor e roteirista completa 50 anos hoje. Dentre seus filmes, um dos mais populares é Tropa de Elite.
1993 - O Cruzeiro Real foi declarado o novo padrão monetário brasileiro. As notas foram aproveitadas e carimbadas com o novo nome. O Cruzeiro Real saiu de circulação em 30 de junho de 1994, dando lugar ao Real.
2004 - Um incêndio no supermercado Ycuá Bolaños, em Assunção, matou mais de 400 pessoas. O fogo foi causado por uma falha no sistema de gás. Os donos do mercado foram condenados por homicídio, por ter mandado fechar as portas do local durante a tragédia para evitar saques.
2016 - Morreu o ex-presidente do Inter José Asmuz. Ele tinha 88 anos e sofreu um infarto.
1941 - Nasceu o cantor Ney Matogrosso. Ele foi vocalista do grupo Secos & Molhados até 1974. No ano seguinte, lançou seu primeiro disco solo, chamado Água do Céu - Pássaro. Ney Matogrosso ganhou notoriedade nacional com a canção "Bandido Corazón", composta por Rita Lee.
1977 - Há exatos 40 anos entrava no ar pela primeira vez na Rádio Gaúcha, o programa Gaúcha Atualidade