Desativadas desde dezembro de 2013, seis escadas rolantes de estações da Trensurb não devem ser repostas neste ano. O diretor-presidente da Trensurb, David Borille, afirmou, em entrevista ao Gaúcha Repórter na tarde desta segunda-feira (13), que a previsão é de que seja concluído no ano que vem o conserto nas estações São Leopoldo e Unisinos. São quatro escadas rolantes desativadas na Estação Unisinos, e outras duas na Estação São Leopoldo.
A previsão é de que os trabalhos durem 12 meses: “Se a gente conseguir licitar até a metade do ano, seguramente, até junho do ano que vem, teremos isto pronto”, garantiu.
A novela das escadas rolantes começou quando uma empresa venceu licitação para a substituição dos equipamentos. As escadas haviam sido desativadas por apresentarem extenso desgaste e não terem possibilidade de conserto, uma vez que o fabricante abandonou o suporte do modelo.
O contrato com a empresa vencedora não previa a retirada das escadas antigas, e a empresa se recusou a fazer o serviço. Assim, o contrato foi encerrado e, desde então, não houve conserto. Conforme David Borille, o novo projeto básico para a aquisição das escadas está praticamente pronto.
Sobre os novos trens, que começaram a funcionar em fevereiro de 2015 e foram retirados de circulação em abril do mesmo ano, a Trensurb mantém a previsão de funcionamento total para maio. Das 15 novas composições, que têm ar-condicionado e comportam maior número de passageiros, nove estão funcionando - o total deve entrar em operação nos próximos dois meses.
Operação suspensa
Na manhã desta segunda-feira, todos os trens da Trensurb tiveram operação suspensa por uma hora e 30 minutos por problemas na rede aérea. Situação semelhante havia ocorrido no dia 3 de março, quando o problema foi o rompimento de um isolador.
Sobre estes problemas, David Borille afirmou que são questões de rotina. Apesar de os equipamentos terem mais de 30 anos, estão adequados para funcionamento, conforme o diretor-presidente.
A Trensurb já está projetando a substituição dos equipamentos de isolação.