A Divisão Judiciária e de Operações da Polícia Civil identificou e prendeu na tarde deste sábado (10) o suspeito de planejar o sequestro do idoso Luís Carlos Protti, 75 anos, ocorrido na última quarta-feira. Emanuel Nunes Correa, 26 anos, foi detido no bairro Navegantes.
Além dele, outros três sequestradores foram identificados, dois homens e uma mulher. Eles estão soltos e, ao todo, são seis envolvidos. Outras duas mulheres foram presas anteriormente em Porto Alegre. A vítima e o cativeiro ainda não foram localizados. Os agentes seguem com as buscas na cidade, em Viamão e em Alvorada.
"Aos familiares de Luís Protti: Nós não vamos desistir dele. Aos criminosos, libertem ele agora. Vamos pegar todos vocês", informa o delegado Marco Antônio Duarte de Souza, responsável pela investigação.
Protti é aposentado da CEEE, é viúvo e mora com uma da filhas e um dos netos. Ele teve pelo menos R$ 6 mil roubados em saques bancários e em compras com cartões de crédito. Uma das mulheres presas é Giane Gabriela Correa, 24 anos. Ela é companheira de Emanuel, apontado por ter planejado o sequestro, e teve a tarefa de atrair a vítima. Na última quarta-feira, quando estava em um bar perto de casa, na Vila Bom Jesus, zona leste da Capital, a suspeita se aproximou do idoso para conversar e depois solicitou uma carona. Protti tem um veículo Uno que já foi localizado. O delegado Marco Duarte de Souza diz ainda que a Justiça decretou a prisão temporária do casal preso e da outra mulher, que é tia da companheira do suspeito de planejar o sequestro. O carro utilizado pelos sequestrados para abordar a vítima era dela.
Emanuel Correa tem duas condenações por assalto até 2023, responde a inquérito por receptação e desde julho está em liberdade condicional.