Os servidores estaduais terão mais um parcelamento pela frente. O Piratini anunciou que vai parcelar em 12 vezes o 13º salário. Os valores referentes à primeira parcela estarão disponíveis para saque nesta quinta-feira (29), quando o funcionalismo também receberá parte do salário de dezembro, no valor de até R$ 2.260 líquidos por matrícula. Isso quita os vencimentos de 55% dos servidores.
Em entrevista ao Estúdio Gaúcha, o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, afirmou que a gratificação natalina será paga no último dia útil de cada mês. O governo prevê encerrar o pagamento de toda folha salarial de dezembro até 13 de janeiro. Questionado sobre a quantidade excessiva de parcelas do 13º, Feltes lamentou a situação e atribuiu à situação aos gastos de gestões anteriores.
"Difícil de se colocar no lugar. Eu procuro me colocar na situação. Eu não tenho a menor dúvida que a angústia é grande e contagia a todos nós do governo e ao próprio governador. Afinal de contas, quem gostaria de estar vivendo momentos de tamanha dificuldade? Ninguém faria isso se tivesse recursos e dinheiro. Até aqui se encontraram em diversos governos múltiplas engenharias que foram gastando mais do que arrecadava. Chegou um ponto em que o fole da gaita estourou e agora nós temos que enfrentar e pagar o cheque especial, e o juro lamentavelmente tem sido salgado pra todo mundo", disse o secretário.
O presidente da Federação dos Servidores Públicos do Estado (Fessergs), Sérgio Arnoud, também falou ao programa. Ele criticou o anúncio do governo e a aprovação da extinção de fundações pela Assembleia Legislativa.
"É uma política desumana que está punindo os servidores e a sociedade gaúcha. Os deputados que votaram pela extinção das fundações terão que se arrepender, porque o governo vai gastar em dobro na contração de iniciativas privadas (...). Nós não entendemos que inchaço é esse", defendeu.