Com a proposta de desburocratizar, otimizar e agilizar os processos que envolvem o agronegócio, o governo do Estado lançou na tarde desta segunda-feira (20) o programa Agro + RS. O projeto regional é pioneiro no Brasil e segue os moldes da versão nacional, lançada em agosto deste ano. O secretário da Agricultura, Ernani Polo, explicou que para a estruturação do texto foram ouvidos sugestões de funcionários e de representantes de 38 entidades. Com isso foram apresentadas 218 demandas, sendo que destas 23 já estão resolvidas e já entram em vigor.
Uma das ações se refere a descentralização do processo de análise de plantas, reformas e ampliação de frigoríficos e abatedouros, que hoje demoram cerca de quatro meses devem cair para um mês. "Queremos dar celeridade para o setor e as medidas não terão custos para os cofres ", explica Polo. A emissão de rótulos também será descentralizado e será solicitado via online pelas regionais. A ideia e fazer com que o setor do agronegócio consiga competir com igualdade com outros países. Segundo Polo, o programa pode ser estendido para as secretarias municipais.
O secretário-executivo,Eumar Novack, destaca que o plano quer combater e tirar amarras que travam o setor produtivo com mais eficiência e sustentabilidade . "O governo federal quer produzir mais com mais qualidade e competitividade, passando a participação brasileira de 7% para 10% em até cinco anos", explica. Reforçou que o mundo ao comprar um produto brasileiro, está adquirindo um produto sustentável.
Outros nove estados já anunciaram a implantação do Agro + e outros 11 manifestaram interesse em adotar o programa, de acordo com a realidade local. O governador José Ivo Sartori ressaltou que um ponto positivo é que o Agro + RS será um canal de comunicação, troca de informações e diálogo entre o setor e o poder público. Em nível federal, a economia estimada é de R$ 1 bilhão, no Rio Grande do Sul, segundo o secretário não foi feito estudo para quantificar os valores que serão poupados no Estado. Sartori comparou o programa ao pacote de medidas do governo.