Levantamento do Ministério da Saúde indica que nove municípios gaúchos estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika. O município de Salvador das Missões está em risco.
Outros oito aparecem em alerta. São eles: Sananduva, Campina das Missões, Espumoso, Alecrim, Girua, Santo Antônio das Missões, São Paulo das Missões e Tapes.
A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, recomendará às prefeituras que intensifiquem as ações de prevenção e controle dos mosquitos nestes municípios, através de ações de limpeza, visitas em cada casa, entre outos. Marilina considera o resultado positivo e está otimista que, neste verão, sejam registrados poucos casos e surtos das três doenças no Rio Grande do Sul.
"A maioria das cidades ficou fora das situações de risco e alerta e isso ocorre pois o trabalho foi intensificado a cada dia", conta.
No país, são 855 cidades em situação de risco. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016 é fundamental para orientar as ações de controle de dengue, chikungunya e zika.