A Caixa Econômica Federal lidera o ranking de Instituições por Índice de Reclamações do Banco Central, no período de setembro e outubro de 2016, com índice de queixas de 17,20. A instituição é seguida por Bradesco, Santander e Itaú. O Banrisul ocupa a sétima colocação, com índice de 5,48. O banco gaúcho melhorou seu desempenho, visto que no balanço anterior estava em sexto lugar com 9,45.
Entre os problemas mais frequentes estão a oferta ou prestação de informação referentes a produtos e serviços de forma inadequada, porque não cumpriram com o acordo ou não prestaram informações suficientes na hora de oferecer o produto; em segundo lugar, irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, isso quando há falha humana, resgates sem autorização do cliente, duplicidade de cobranças. Na sequência, estão problemas relacionados a cartões de crédito.
O ranking não utiliza números absolutos para que evitar distorção entre bancos de diferente porte, então é calculado índice proporcionalmente as reclamações em relação ao número de clientes. A lista é formada a partir das demandas do público registradas no Banco Central, pela internet, por correspondência, presencialmente ou por telefone e considera instituições financeiras de grande porte, com mais de 4 milhões de clientes.