As obras de ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que iniciaram em junho de 2014 e vão ampliar em 70% a área construída da instituição, já estão 55% concluídas. Com isso, o atendimento na Emergência deve dobrar - hoje o espaço tem capacidade para receber 100 pacientes. A área de 1.700 m² vai passar para 5.159 m². Outras unidades que serão amplaidas são o Centro de Tratamento Intensivo, a Hemodinâmica e o Bloco Cirúrgico.
Uma novidade é a contrução de um heliponto. "Esse heliponto irá facilitar o recebimento de pacientes de alta complexidade", afirma o engenheiro responsável pela obra, Fernando Martins Pereira.
O presidente do HCPA, Amarilio Macedo Neto, diz que a a obra está dentro do cronograma previsto e que as mudanças irão melhor ainda mais o atendimento.
Já foram gastos R$ 220 milhões e esse valor deve chegar até R$ 460 milhões até a entrega, dezembro de 2018. A inaguração está prevista para 2019, mas até o fim deste ano a evolução da construção será visível com a conclusão do reboco da fachada.
O Bloco Cirúrgico terá condicionamento fa-filter, que proporciona a renovação completa do ar, reduzindo o acúmulo de partículas e melhorando a assepsia para realização dos prodecimentos. O sistema de ar-condicionado será indivudualizado por leito no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
Confira algumas melhorias:
Bloco Cirúrgico / Centro Cirúrgico Ambulatorial: de 28 para 41 salas
CTI: de 54 para 110 leitos
Hemodinâmica: de três para quatro salas
Recuperação pós-anestésica: de 22 para 90 leitos, além de 60 poltronas de recuperação
Hemodiálise: de 19 poltronas para 34 leitos para adultos mais dois pediátricos
Hospital-dia: de seis poltronas para 16 leitos adultos e quatro pediátricos
Endoscopia: de cinco para dez leitos
Estacionamentos: 722 novas vagas cobertas