Para estar próximo de uma cidade e de seus problemas e soluções, nada melhor do que percorrer suas ruas, bairros centrais e afastados, pontos estratégicos para a administração e lugares por onde circulam os moradores. A Rádio Gaúcha levou os candidatos à prefeitura Nelson Marchezan Junior (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB) para um passeio em Porto Alegre.
Na conversa com o jornalista Daniel Scola, no #GaúchaMeLeva, Melo abordou temas polêmicos na Capital, como a regulamentação do Uber, o papel da EPTC no trânsito e da Guarda Municipal na segurança. O candidato também apresentou suas propostas para áreas como saúde, transporte público e obras viárias.
Confira os principais temas abordados na conversa:
Uber
Ainda não usei, mas vou usar. Sou favorável ao Uber como todos aplicativos. Ajudei na construção da lei [que regulamenta o serviço] e acho que não tem que ter guerra entre táxi e Uber. Os dois têm espaço.
Ciclovias
Até 2007 tinha zero quilômetro de ciclovia. Estamos chegando ao fim de 2016 com 50 km. Todo e qualquer empreendimento na cidade você tem que ter contrapartida. Teremos vários nos próximos anos e vou dedicar parte dos recursos para mais ciclovias.
Saúde
A dor não tem fronteira, mas temos um contrato entre governo do Estado, SUS federal e município. É claro que não há atendimento de alta complexidade em todos os 497 municípios. Pelo contrato, 65% dos gastos deveriam ser com pacientes de Porto Alegre e o restante do interior. Hoje, é o contrário. São 60% a 65% com o interior.
O sistema é compartilhado. Tu disponibilizas consultas e exames para o interior. Mas a partir do momento que as ambulâncias chegam na emergência em Porto Alegre, a partir de absorver esse paciente, aí ele tem que ser tratado aqui. Isso significa que gente de Porto Alegre fica na fila. Isso para resolver não tem outro caminho: é diálogo, bom senso, gestão e recursos.
Trânsito
Se eu for prefeito vou pegar os melhores quadros que tem na prefeitura, vou chamar as universidades, especialistas, para poder fazer mudanças com poucos recursos. Exemplo que acho maravilhoso é o Túnel da Conceição, que fizemos a inversão de mão da Garibaldi e funcionou muito bem.
Centro Histórico
Eu vou alargar calçada no Centro e vou diminuir carros. A cidade tem que ser olhada como um todo. O Centro tem um comércio forte, tem que ter abastecimento. Mas a cidade tem que ser olhada para as pessoas. Quero aumentar as calçadas. Um deck para uma cafeteria é algo legal. Na praça Talavera [em frente à prefeitura] dá para colocar bancos, por exemplo. Fica mais humanizado. O Largo [Glênio Peres] não pode ser espaço só para estacionamento. Temos que criar alternativa porque é um largo cultural.
Mercado Público
Tem muitos prédios históricos na cidade que já foram recuperados, mas muitos ainda precisam. Isso requer capricho, mas também dinheiro. Por exemplo, no Mercado Público já investimos, depois do incêndio [em julho de 2013], R$ 15 milhões. Praticamente a parte sinistrada volta a funcionar ainda nesse ano. Mas estamos aproveitando para fazer reformas necessárias.
Revitalização do Cais Mauá
Eu espero que o próximo prefeito da cidade possa já, de imediato, no primeiro ano, ter novidades sobre o Cais. Falo na recuperação dos galpões. E depois a obra é uma segunda etapa que o consórcio não deu prazo. Mas com os galpões recuperados você passa a ter vida ativa no Cais do Porto.
Candidato ao Piratini?
Não, de jeito nenhum. Quero ser prefeito de Porto Alegre. Ponto.
José Ivo Sartori
Tomamos a decisão de não estadualizar nem federalizar a campanha. Falamos de temas municipais. Não tenho nenhuma restrição que Sartori apareça na campanha, mas a campanha está pautada em temas municipais. Se eu for prefeito de Porto Alegre, temos muitos temas em comum com o governo do Estado, como a segurança pública.
Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS
Obras na cidade
Tem um questionamento muito forte da cidade sobre a questão das obras. Temos dois caminhos a seguir. Ou a gente recebia a Copa e só cuidava do entorno do Beira Rio, ou a gente mudava a cidade. Tiramos obras do papel que eram necessárias para Porto Alegre.
Terceira Perimetral
Vou abrir o corredor de ônibus da [Terceira] Perimetral para táxi, lotação, Uber, outros aplicativos, lotações, transporte escolar
Cappellari na EPTC
A regra do jogo tem que ser estabelecida. Aliás, acho irresponsável tentar desregulamentar toda organização de trânsito. Vejo meu adversário fazendo demagogia bárbara. Vou tirar fulano [se refere ao presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari]. Mas é normal se assumir um governo e mudar os secretários.
O papel da EPTC
Aplicativos na cidade, sim, sem guerra ao táxi. Multas serão aos que fazem rachas. Com esses eu vou ser implacável.
Segurança Pública
Vou chamar 100 guardas municipais no dia 1º de janeiro, dia que eu assumir. Vamos subir a ladeira e dizer: governador, coloquei 100 guardas, que nem podia agora, estou tirando de onde não posso tirar e vim fazer um apelo para colocar mais brigadianos na cidade. Vou mandar dois projetos para a Câmara imediatamente. Um é o que cria o Fundo Municipal de Segurança Pública e outro é o que diminui a idade para ingressar na Guarda Municipal
Cargos em Comissão
Vou diminuir o governo em 30% porque o Brasil de hoje não suporta mais. Serão menos secretarias, estrutura delas, menos CCs.
Marchezan por Melo
É um bom parlamentar. Acho que cumpre um papel importante em Brasília. Enfrenta temas que o Brasil precisa enfrentar. Mas o prefeito de uma cidade precisa de muito diálogo. Prefeito tem que ser próximo das comunidades, ouvir muito e falar menos. E nunca ter soluções prontas.