O presidente Michel Temer fez, nesta segunda-feira (19), seu primeiro pronunciamento no encontro da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Foi durante a Reunião de Alto Nível sobre Refugiados. Nesta terça, Temer será responsável pelo discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU.
Na fala desta segunda, Temer disse que o Brasil abriga mais de 9 mil refugiados reconhecidos, de 79 diferentes nacionalidades. Também informou que, de 2010 a 2015, o número de solicitações de refúgio recebidas pelo governo brasileiro aumentou 2.868% (passando de 966 para 28.670).
"As preocupações legítimas dos governos com a segurança de seus cidadãos devem estar em consonância com direitos inerentes a cada ser humano. Se abrirmos mão da defesa intransigente desses direitos, estaremos abrindo mão de nossa própria humanidade”, disse à plateia.
A manifestação desta terça, na abertura do evento, é considerada a mais importante. Na quarta, Temer deve se encontrar com líderes de outros países e com empresários. Cinco ministros acompanham o presidente em Nova York: José Serra (Relações Exteriores), Henrique Meirelles (Fazenda), Alexandre de Moraes (Justiça), Sarney Filho (Meio Ambiente) e Fernando Filho (Minas e Energia).