Ao chegar no Pavilhão Internacional, dentro do Salão do Empreendedor Rural, um espaço tem chamado a atenção dos visitantes da Expointer. Isso porque o público pode conhecer alguns sistemas de produção em estufa de uma forma diferente.
A pessoa senta em uma cadeira giratória, coloca fones de ouvido e um óculos 3D e durante cinco minutos são apresentadas curiosidades e características da Estufa Virtual. No visor aparecem setas, e o usuário deve segui-las com o corpo.
Toda a filmagem foi realizada na última edição da Expointer.
O objetivo é mostrar como é a produção de morango com substrato slab (travesseiro); com ferti-irrigação (nutrição da planta por meio de água); hidroponia e produção de tomate em pote com substrato. Segundo o Sebrae-RS, mais de 600 pessoas já passaram por esta experiência, que integra o programa "Juntos para Competir".
A técnica química, Nerile Avila, seu pai - que é agricultor - e o filho Heitor, de 5 anos, aprovaram a ideia. “É assustador ver tanta tecnologia escondida em algo simples, mas que cheio de detalhes”, disse Nerile.