As arquibancadas instaladas na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na região central de Porto Alegre, ficaram lotadas na manhã desta terça-feira (20) para o desfile de 20 de Setembro, que marca as celebrações farroupilhas. A apresentação cívico-militar abriu o evento, que depois passou para as apresentações tradicionalistas.
O desfile na Capital reuniu 3 mil tradicionalistas, cerca de 70 entidades e 1,5 mil cavalarianos. A festividade começou às 9h e terminou pouco depois das 11h.
O público acompanhou o evento não apenas das arquibancadas. Diversos trechos ao longo da avenida tiveram a presença de famílias com trajes típicos e chimarrão entre os símbolos mais presentes. Bandeiras de candidatos às eleições municipais disputaram espaço com a do Rio Grande do Sul.
Segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) a expectativa de público de 10 mil pessoas se confirmou. A Brigada Militar não divulgou números.
No final do evento, o governador José Ivo Sartori evitou perguntas dos repórteres, mas falou rapidamente à imprensa. "A Revolução Farroupilha é um marco importante na vida e na consciência dos gaúchos na medida em que a luta contra a centralização excessiva produz uma consciência que vai passando de geração em geração para construirmos um dia quem sabe uma federação de verdade", declarou Sartori.