A partir desta quinta-feira (1º), aulas práticas de auto-escolas são registradas em imagens em 29 municípios gaúchos. Câmeras instaladas no interior dos veículos mostram as aulas em fotos e vídeos.
Inicialmente, os registros são de momentos aleatórios. As fotografias e vídeos são feitos automaticamente e guardados no sistema para que possam ser consultados.
Segundo Kátia Rodrigues, diretora de ensino do Centro de Formação de Condutores Alvorada, um dos objetivos é garantir maior transparência no processo de aprendizagem. É uma espécie de fiscalização também para evitar reclamações como em casos de falta de alguma orientação.
Instrutores contam com um tablet com agenda e informações do histórico de desempenho do aluno. Além disso, podem gravar momentos das aulas. Os alunos têm a possibilidade de acompanhar informações sobre sua evolução pela internet.
A intenção, segundo Kátia, é que as provas práticas sejam monitoradas no futuro, com cinco câmeras por carro, para comprovar o desempenho de cada candidato. Ela ainda afirma que os CFCs são os responsáveis pelo investimento com os equipamentos e preparação dos instrutores. Para equipar os 18 veículos com uma câmera cada, além dos tablets, o custo pra o centro foi de aproximadamente R$ 40 mil.
A implantação do novo sistema será gradual no Estado para facilitar ajustes técnicos em caso de problemas. A ideia é que todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Rio Grande do Sul estejam utilizando o método até o final do ano.
Os primeiros municípios a utilizar filmagens em aulas práticas serão: Alvorada, Bom Princípio, Butiá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Charqueadas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Feliz, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Três Coroas e Viamão.