Cerca de 1,3 milhão de pessoas visitaram o Acampamento Farroupilha em 18 dias. Somente nesta terça-feira (20), a organização estima que 200 mil pessoas tenham circulado pelo parque Harmonia. O número superou o do ano passado, quando 1,2 milhão de visitantes passaram pelo local.
Durante a tarde, o sol e o calor atraíram milhares de pessoas. Os corredores ficaram lotados e foi difícil caminhar pelo parque. O trânsito também ficou lento nos acessos e os motoristas tiveram problemas para estacionar.
O estudante Guilherme Ribeiro, de 12 anos, animou a festa em um dos piquetes nesta tarde. Desde os setes anos, ele toca gaita e canta. "Meu avô que me ensinou a tocar e desde lá não parei mais", conta.
O coordenador da Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Giovani Tubino, comemorou o resultado da edição e disse que o tempo colaborou para levar mais pessoas ao Acampamento "Tivemos tempo bom todos os dias e isso ajuda muito. Recebemos pessoas de 17 estados que estão vindo para cá para conhecer a nossa cultura", destaca.
Tubino ainda destaca que nenhum incidente grave foi registrado nesta edição e que o número de ocorrências policiais registradas no local reduziram neste ano. O balanço final das ocorrências será divulgado na manhã desta terça-feira.
A cerimônia de encerramento do acampamento ocorreu às 18h30, com a presença do prefeito José Fortunati. A chama crioula foi extinta pelo prefeito e pelo presidente do MTG, Nairo Callegaro. Os shows no palco principal ocorrem até às 21h30. A desmontagem dos piquetes começa na manhã desta terça e deve seguir até o dia 30.