Medalha de bronze em Londres 2012, a brasileira Yane Marques não conseguiu subir ao pódio do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos do Rio. A atleta de Pernambuco terminou em 23º lugar.
A medalha de ouro ficou com a australiana Chloe Esposito, a prata com a francesa Eloide Clouvel e o bronze com a polonesa Oktawia Nowacka.
No primeiro dia, a porta-bandeira da delegação brasileira na abertura dos Jogos conseguiu 16 vitórias em 35 combates na esgrima – resultado bem abaixo do esperado, já que a modalidade era um de seus pontos fortes, ficando em 21º lugar.
Na natação, ela fez o nono melhor tempo com 2m14s30 e ganhou posições. Porém, na rodada bônus da esgrima – uma inovação à regra que passa a valer justamente nesta edição dos Jogos – ela perdeu para a polonesa Anna Maliszewska e não conseguiu pontuar.
Yane obteve a 16ª colocação no hipismo e, consequentemente, seria a décima-sexta a largar – 1m07s atrás da líder – no evento de combina de corrida com tiro. Terminou em 23º.
Vencedora da medalha de ouro, Chloe Esposito largou em sétimo lugar no evento combinado e conseguiu uma recuperação impressionante, ultrapassando a então líder Oktawia Nowacka na última volta de 800m. Aliás, a polonesa havia liderado todas as provas até a corrida, mas finalizou na terceira colocação.