O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e os demais secretários da administração municipal terão os salários reajustados em 9,28% a partir de maio. O reajuste é o mesmo aplicado aos servidores municipais, que chegaram a decretar greve reivindicando reposição salarial.
O aumento para os gestores foi publicado em edição extra do Diário Oficial do município nesta terça-feira (12).
Conforme o decreto, "ficam reajustados os subsídios mensais do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais de Porto Alegre em 9,28% (nove vírgula vinte e oito por cento), com base na variação inflacionária medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)".
À Rádio Gaúcha, o prefeito Fortunati justificou o reajuste, disse que o percentual foi aplicado com base no mesmo aumento concedido aos municipários.
"O reajuste do prefeito, vice e secretários segue a mesma lógica do reajuste dos servidores municipais. Os mesmos índices, nas mesmas datas", disse.
Confira o calendário publicado no Diário Oficial:
I – 1,2 % (um vírgula dois por cento) a partir de 1º de maio de 2016, calculado sobre os valores de abril de 2016;
II – 2 % (dois por cento) a partir de 1º de outubro de 2016, calculado sobre os valores do setembro de 2016;
III – 4,2 % (quatro vírgula dois por cento) a partir de 1º de dezembro de 2016, calculado sobre os valores do mês de novembro de 2016;
IV – 1,6% (um vírgula seis por cento) a partir de 1º de janeiro de 2017, calculado sobre os valores de dezembro de 2016.