Um dia após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) implantar as mudanças na fiscalização de voos domésticos, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a registrar longas filas na manhã desta terça-feira (19). Por volta das 5h15, a fila de embarque ocupava parte do saguão do aeroporto. O tempo de espera foi, em média, de 30 minutos.
Uma hora mais tarde, a situação foi normalizada no embarque. Apenas o check-in da Companhia TAM seguiu apresentando longas filas até as 7h. Funcionários disseram que os clientes estavam chegando mais cedo em razão das mudanças, o que justificava o movimento maior.
Depois das 7h, não havia mais filas nos embarques do Salgado Filho. A situação foi a mesma registrada na segunda-feira, com maior movimento nos primeiros horários da manhã. A Anac recomenda que os passageiros cheguem aos aeroportos duas horas antes do horário previsto para o voo.
As regras de segurança nos voos nacionais passaram a ser parecidas com as de um voo internacional, desde segunda-feira (18). Entre as medidas, está a revista física de passageiros por agente do mesmo sexo. Essa inspeção poderá ocorrer mesmo sem o disparo do detector de metais, de forma aleatória. A revista será feita em local público ou privado, a critério do revistado e do agente, e sempre na presença de testemunha.
Computadores e outros dispositivos eletrônicos deverão ser retirados da bagagem de mão para revista, como já ocorre em voos internacionais. Além disso, os passageiros também deverão abrir as bagagens para revista quando solicitado.
Embora as novas determinações sejam tomadas a menos de um mês dos Jogos Olímpicos, a Anac declarou que os procedimentos não têm qualquer relação com o evento. O objetivo é padronizar o embarque às práticas recomendadas internacionalmente.