A sentença das apelações sobre a ação penal do Caso Rodin deve ser conhecida na tarde desta terça-feira (14). Às 13h30 está marcado o início da sessão da 7a Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ela dará prosseguimento ao julgamento. O parecer final foi prorrogado porque um dos três desembargadores que analisam o caso, Sebastião Ogê Muniz, pediu vista do processo para fazer uma análise mais profunda.
No final de março, a desembargadora-relatora Claudia Cristina Cristofani votou pela redução da pena de 23 dos 29 réus condenados em primeira instância, e pela extinção da punição de outros seis, em função da prescrição do crime de associação criminosa e da absolvição de outros crimes, como falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e dispensa indevida de licitação.
Além deles, o magistrado Marco Antônio Rocha também terá de se manifestar e pode mudar o cenário da sentença em segunda instância. A Operação Rodin investigou, em 2007, desvio de R$ 90 milhões do Detran gaúcho que ocorreria desde 2003.