A coleta de lixo deve ser normalizado na próxima semana em Parobé, no Vale do Paranhana. Em nota no Facebook, a prefeitura admite que a coleta está ocorrendo parcialmente, mas não possui um balanço de quantos bairros são afetados (veja abaixo).
A coleta de lixo no município está sendo prejudicada em função de um impasse entre a prefeitura e a empresa contratada para realizar o serviço, a Onze Construtora e Urbanizadora. O contrato, vigente há três anos, prevê a utilização de dois caminhões para o recolhimento dos resíduos. No entanto, a empresa alega que precisa utilizar três veículos para atender a demanda do município. Há três semanas, decidiu cumprir o previsto no contrato, enquanto não são concluídas as negociações com o Executivo Municipal.
A empresa alega que a prefeitura tem uma dívida de R$ 1,7 milhão pelos serviços prestados nos últimos três anos. O executivo aponta uma dívida menor, mas está discutindo o assunto com a Onze Construtora e Urbanizadora. Outra questão que está em debate é a utilização de uma área para o transbordo, antes inexistente no município, e que reduziria para dois o número de caminhões necessários para a realização da coleta. Assim que a empresa colocar essa área em operação, o que está previsto para a próxima semana, o serviço de coleta será normalizado.