O Ministério da Saúde alerta as secretarias estaduais e municipais de Saúde que evitem aplicar a vacina tríplice viral em crianças com histórico de alergia à proteína do leite de vaca. A restrição vale apenas para doses fornecidas pelo laboratório Serum Institutte of Indian.
Segundo o ministério, foram notificados alguns casos de reações, mas todas as crianças estão bem. O laboratório é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde e fornece, há anos, doses da tríplice viral para vários países.
A análise da composição da vacina do Serum foi verificada a presença de lactoalbumina hidrolisada, um dos componentes que provocam efeitos colaterais em crianças alérgicas à proteína do leite.
Com a contraindicação, os postos estão alertando os pais. Das 255 mil doses aplicadas em todo o Estado desde o dia 8 de novembro, apenas uma criança na região da Serra teve reação. A coordenadora estadual do Programa de Imunizações Tani Ranieri informou que as vacinas são utilizadas há anos, inclusive as produzidas pelo laboratório indiano que fornece as doses que tiveram restrição.