O Blog Viajando de Carro já esteve em alguns dos roteiros turísticos do Vale do Taquari. A região foi colonizada principalmente pelos alemães. As cidades de lá, embora pequenas na maioria, se destacam pela eficiência alemã.
O Vale do Taquari também tem os seus mistérios. Um deles é a Casa do Morro de Cruzeiro do Sul, que dizem ser mal-assombrada. A casa é o Solar dos Azambuja, que foi concluído em 1878. O militar que construiu o casarão morava às margens do rio, e teve a casa inundada em uma enchente. Decidiu então se mudar para o alto do morro. Abandonada no século passado, a Casa do Morro caiu na boca do povo. Há muitas histórias de lobisomens e fantasmas por lá, em meio a boatos de que havia um tesouro escondido. Hoje é patrimônio do município. O morro, aliás, é um dos pontos turísticos de Cruzeiro do Sul, de onde é possível ver o rio Taquari. Há planos para transformar a casa num museu.
O Vale do Taquari tem ainda a Lagoa da Harmonia, que fica em Teutônia. A lagoa está localizada a cerca de 700 m de altitude, com acesso por estrada asfaltada. É um lugar perfeito para o descanso do fim de semana. Quase não pega celular. Ainda na região, outro lugar para quem procura paz e sossego: o Convento São Boaventura de Imigrante, que funciona também como uma pousada. Fica no Distrito de Daltro Filho.
Na cidade de Forquetinha, o destaque são as (muitas) casas no estilo enxaimel. Viajando de carro pela região, o visitante experimenta uma verdadeira viagem no tempo. Até carro de boi se encontra na pista. O simpático "seu Pedro", conta histórias da cidade para quem se dispõe a parar o carro e conversar. Em Teutônia, Westfália e Poço das Antas, o turista também encontra locais típicos da colonização alemã. Basta se aventurar pelas estradas municipais, muitas delas asfaltadas.
O principal acesso de Porto Alegre ao Vale do Taquari é a BR-386, que está praticamente quase toda duplicada no trecho entre a Capital e Lajeado. Há muitas outras cidades para destacar na região, mas ficam para uma próxima reportagem.