O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo já escolheu a data para o evento teste oficial do Beira-Rio para o mundial: 10 de maio, um sábado, às 18h30, no jogo Inter x Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro. A notícia só não foi ainda oficializada porque faltam acertar os últimos detalhes com os clubes e autoridades.
Será um trabalho complexo, com muitas diferenças na comparação com uma partida normal. O evento será operado pelo COL e Fifa, com padrão de Copa do Mundo. Alguns detalhes serão visíveis, já que serão escalados cerca de 800 agentes particulares de segurança e 200 voluntários, exatamente os mesmos selecionados para os cinco jogos do Mundial.
Além disso, o objetivo é testar itens como bloqueios de trânsito, acesso dos torcedores nos portões com organização das filas, deslocamentos dos times dos vestiários até o campo e calibragem do sistema de som e iluminação.
Os detectores de metais e centro de mídia ainda não estarão em condições de utilização pelos problemas com o atraso das estruturas temporárias. Dez das 12 sedes já encaminharam este assunto, faltando apenas a definição de Porto Alegre e São Paulo. A questão do entorno é a grande preocupação, pela necessidade da pavimentação. De qualquer maneira o teste é fundamental.
"Vamos fazer esses eventos nos seis estádios novos, que não foram utilizados na Copa das Confederações, e em Brasília, que recebeu apenas a abertura do torneio em 2013. Para o Mundial precisamos operar pelo menos uma partida em cada lugar. Em Porto Alegre, vamos tentar acertar essa data com Inter, Atlético e CBF. Todos os jogos do Beira-Rio serão acompanhados pela nossa equipe, mas a organização formato Copa é necessária pelo menos uma vez", explicou Tiago Paes, gerente geral de integração operacional do COL, que estará em Porto Alegre na sexta-feira para uma inspeção.
Paes estará acompanhado de 40 técnicos da Fifa, que cuidam de 15 diferentes áreas dos estádios. Esse grupo está nos últimos quatro anos viajando pelas 12 sedes, e no fim da semana será fechado o planejamentol para o Beira-Rio em uma reunião com Inter, Secopa e Andrade Gutierrez. Depois do encontro, eles vão vistoriar os locais de imprensa, hospitalidade, competições e segurança.